slide recente

Autoestima e Endorfina 💚

em sexta-feira, julho 30, 2021


Ser feliz aumenta a auto estima, fortalece o sistema imune, combate o envelhecimento e ainda diminui o estresse. A felicidade está ligada a um hormônio chamado endorfina que é produzida pela hipófise e se espalha por todo o corpo através do sangue.

Existem várias formas de estimular a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, através de atividades que despertem os sentidos, como ouvir a música preferida, apaixonar-se e ter contato íntimo, por exemplo, porque com estes estímulos o sistema nervoso reage e libera estes hormônios no sangue, trazendo inúmeros benefícios para saúde. 

Assim, para liberar mais endorfinas na corrente sanguínea, a pessoa deve procurar realizar atividades de que goste e que a faça sentir realizada. Algumas boas opções são:

O assunto por aqui hoje, é sobre AUTO ESTIMA!

extraí textos do site Tua Saúde. Leia... É  muito importante estar de bem consigo mesmo! Boa Leitura... 

E Boa Saúde! ðŸ’š


1- FAZER EXERCÍCIO FÍSICO

Para pessoas que gostam de correr, uma das melhores formas de liberar endorfinas é fazer uma corrida, pelo menos 1 vez por semana. Caso contrário, a pessoa pode optar por praticar outros exercícios, como fazer aulas de grupo numa academia ou algo mais tranquilo como uma aula de Pilates ou Yôga, por exemplo.

Além disso, a pessoa pode optar pela atividade que lhe deu prazer, ao mesmo tempo que ajudam a exercitar o corpo, como andar de bicicleta, fazer caminhadas, fazer surf ou praticar uma modalidade de dança de que se goste, por exemplo.

O importante é encontrar algum momento durante a semana para se dedicar a esta prática. 


2 COMER CHOCOLATE

O chocolate estimula a liberação de neurotransmissores relacionados com o bem-estar, como as endorfinas e, por isso, a pessoa sente-se mais feliz e satisfeita.

Para usufruir dos benefícios do chocolate, basta comer um quadradinho por dia, e o ideal é que seja chocolate negro com 70% de cacau, no mínimo, porque tem menos gordura e açúcar na composição, reduzindo assim o impacto negativo na balança.


3 DAR GARGALHADAS 

Estar com os amigos contando histórias, relembrar momentos felizes ou até mesmo assistir filmes com cenas divertidas ou espetáculos de comediantes, podem garantir momentos de grande alegria e por isso devem ser realizados com frequência.

O riso é benéfico e, por isso, pode ser usado até mesmo como forma de terapia alternativa, chamada de terapia do riso ou risoterapia, que tem como objetivo promover o bem-estar mental e emocional por meio do riso. 


4- TER RELAÇÕES SEXUAIS

O prazer sexual libera endorfinas que promovem a felicidade e, por isso, é importante manter um relacionamento amoroso em que o contato sexual seja satisfatório e regular.

Para se usufruir ao máximo do contato íntimo, o ideal é que a pessoa se sinta à vontade com o parceiro, e que todo o envolvimento afetivo contribua para a satisfação do casal, de forma a promover a felicidade e a fortalecer o relacionamento.


5- SER GRATO

A gratidão pela vida, pelo que se tem ou conquistou, pela presença dos amigos ou da família também libera endorfinas, deixando as pessoas mais felizes.

Assim, para manter o hábito de agradecer pelas coisas boas da vida, mesmo as mais pequenas, a pessoa pode fazer uma lista de motivos de gratidão. Para isso, pode tentar colocar pelo menos 1 item nessa lista, todos os dias, e meditar nela, fazendo isso como um exercício.

Em pouco tempo, a pessoa verá que há motivos de gratidão e que, por isso, se pode sentir grata e feliz. 


6- RELEMBRAR BONS MOMENTOS

Quanto mais pensamos em situações tristes, mas abatidos podemos ficar. Por outro lado, quanto mais frequentes forem os bons pensamentos e a lembrança de bons momentos, maiores serão as chances de a pessoa se sentir feliz.

As pessoas que têm o hábito de passar a vida reclamando, devem tentar identificar todas as vezes em que tiveram um pensamento mau ou fizeram um comentário negativo, e focar a sua atenção na substituição desses pensamentos maus pelos bons. Além disso, também é muito importante para a felicidade ter a capacidade de ver o lado positivo de cada acontecimento ou pensamento aparentemente mau.


7- FAZER PLANOS PARA O FUTURO

A chave para o sucesso está no equilíbrio entre o sonho e a realidade. Sonhar é muito bom e pode-nos levar mais adiante, mas ter os pés no chão mesmo quando se sonha, pode evitar quedas bruscas. Por isso, a pessoa pode sonhar mas ao mesmo tempo deve construir formas para tornar esse sonho realidade. Quando isso acontecer, haverá mais um motivo de gratidão, o que também traz felicidade.

Uma outra forma de alcançar a felicidade é investir no consumo de alimentos que contêm ou estimulam a produção de serotonina, como tomate, castanha do pará e vinho tinto, por exemplo. 

Já as drogas ilícitas como a maconha, cocaína e remédios como anfetaminas podem aparentemente trazer felicidade, mas apenas de forma momentânea, prejudicando o funcionamento do cérebro e a saúde.


Créditos:

Foto ilustrativa: Blogueira Lidiane Moura

Montagem de Postagem: Lidiane Moura Blog

Texto: Site Tua Saúde

Contato Lidiane Moura na Massoterapia: (consultas, dicas, grupo telegram, instagram) 

Clique Aqui


Beijos no ðŸ’š

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ops! Não saia sem deixar seu comentário...



Topo